Fearless Girl: Valores Completos

11 de fevereiro de 2020 1 Por João Irineu
A estátua em seu local original

No ano de 2018 a campanha de marketing mais premiada no mundo não foi uma campanha publicitária comum. Para comemorar o aniversário de um Fundo de Ações que investe em empresas que promovem a igualdade entre os gêneros em seus postos de chefia, a corretora State Global Advisors e a Agência de Publicidade McCann de Nova York encomendaram uma estátua de bronze representando uma menina latina com as mãos nos quadris e o queixo erguido e a instalaram bem em frente a estátua do Touro de Wall Street: Fearless Girl (Garota Destemida). Na placa da estátua está escrito “”Know the power of women in leadership. SHE makes a difference,”” (ou “Conheça o poder das mulheres na liderança. SHE faz a diferença”), com SHE referindo-se ao gênero “Ela”. O fato de ser uma garota latina obviamente é uma referência a separação destas crianças de seus pais nos centros de detenção de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

Além de premiada, a campanha recebeu de forma indireta muita publicidade gratuita pelo fato da imagem da escultura e sua história serem replicadas em posts como este. Mas também recebeu muitas críticas, principalmente pelo fato de se misturar negócios com as demandas de movimentos sociais. Essas pressões fizeram a estátua ser retirada do local e, após um período de controvérsia, reinstalada em frente a Bolsa de Nova York, onde está até hoje.

Esta controvérsia nos leva a um ponto importante: quando acreditamos que o Mercado pode “contaminar” com sua lógica os valores morais nos esquecemos que o próprio termo “valor” usado no Mercado é proveniente dos valores que hoje consideramos relativos a moral. Adam Smith, escreveu “A Riqueza das Nações” com base em suas aulas de Filosofia Moral na Universidade de Edimburgo. Benjamim Franklin relacionava a obtenção de crédito no Mercado com a ética nos negócios. E Max Weber, mais de um século depois de Franklin e Smith, estudou o fenômeno de que algumas religiões vinculavam riqueza e um comportamento ético no dia a dia. É fato que a Economia, ao desenvolver-se como ciência a partir do século XVIII, distanciou-se dos questionamentos morais e éticos diretos e abstraiu seus modelos teóricos de funcionamento do Mercado destas esferas. Mas o fato é que todos os grandes economistas apresentaram suas teorias como formas de se concretizar na sociedade valores como a liberdade individual, a igualdade material ou o bem-estar social.

Portanto, sendo os valores morais e o comportamento ético mutáveis de acordo com as trajetórias de transformação social não há razão para o Mercado, que é parte da sociedade, não adotar valores importantes na atualidade, como a diversidade e a igualdade de oportunidades nas empresas aos gêneros. Pessoalmente, se tivesse oportunidade, investiria meu dinheiro em empresas que reconhecem igualmente o mérito independente do gênero e buscam, por suas ações, o equilíbrio em seus quadros de chefia. Acredito que, premiando as corporações que buscam a diversidade, podemos ajudar a mudar a cultura corporativa e assim fazer justiça àquelas que trabalham até mais tarde, que se esforçam mais do que os colegas e que, atualmente, não são reconhecidas por isso. Afinal, premiando-se a competência, o resultado econômico virá não existindo conflito entre valores morais e “lógica de mercado”. A garota latina pode muito bem ser uma brasileira.

Onde a estátua está agora