Gestão de crises, Recuperação Judicial e Falências

4 de novembro de 2020 0 Por João Irineu

O módulo de Gestão de Crise, Recuperação Judicial e Falências é interdisciplinar. Além dos conteúdos básicos da matéria o acadêmico aprenderá como evitar que a Recuperação Judicial seja apenas uma pré-falência. Para isso a Professora Doutora Elisabeth Mônica Hasse Becker Neiverth analisará casos modelo na área, de forma a identificar o que deve e não deve ser feito em um procedimento de recuperação.

Aliás, a recuperação da empresa, através da correta redação do Plano de Recuperação, será objeto de uma análise interdisciplinas na qual o Professor de Administração Financeira e Orçamentária Osvaldo Malta Callegari trará os modelos financeiros referentes aos diferentes cenários para o reerguimento do negócio, de acordo com os diferentes tipos de crise de uma empresa. Neste mesmo sentido, o professor Osvaldo trará um conteúdo interdisciplinar com os conceitos fundamentais da Teoria da Gestão de Crises, dentro da Administração de Empresas.

Sobre a Falência, o foco é a responsabilidade dos sócios, com a desconsideração da personalidade jurídico, do termo de falência e da ação revocatória, além da situação dos cotistas da sociedade limitada. A Professora Elisabeth trará os principais elementos a serem analisados em situações práticas, na qual uma empresa relaciona-se com a Massa Falida ou com empresas em recuperação judicial. O Professor Osvaldo, por sua vez, trará conceitos básicos que determinam a estipulação do montante devido ao credor, possibilitando ao acadêmico aprender os casos em que é possível abrir divergência em Editais de Habilitação de Crédito, impedindo que terceiros tenham um enriquecimento indevido com o processo.

O Curso, diferenciado, ocorrerá de forma híbrida (presencial e on-line) nos dias 06 e 07, 20 e 21, 27 e 28 de novembro e 04 e 05 de dezembro. Nas sextas feiras, devido ao protocolo especial de saúde, as aulas ocorrerão das 19 às 21:15 e nos sábados das 9:00 às 11:15.