A importância da Empresa Júnior para o Curso de Direito

24 de novembro de 2020 0 Por João Irineu
 

Uma Empresa Júnior é uma associação sem fins lucrativos, que busca o ensino e prática de seus integrantes para melhor adequá-los ao mercado de trabalho empreendedor. A empresa júnior, dentro de uma universidade, tem a finalidade de proporcionar ao acadêmico uma maior vivência empresarial e experiências dentro do mercado onde quer atuar. Realizando projetos, desenvolvendo produtos e executando serviços dentro de seu nicho, para clientes que demandam uma atuação de qualidade. Mesmo que graduando, os membros da equipe, adquirem habilidades que serão necessárias para o ótimo desempenho profissional depois de formado.O maior objetivo de uma EJ (empresa júnior) é despertar o espírito empreendedor dentro do estudante, incentivando, assim, a liderança. Para os cursos a que estão vinculados a principal vantagem é queas EJs preparam profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho, contribuindo para a qualidade da formação acadêmica do aluno. As Empresas Júnior são previstas pela Lei 13.267 de 2016. Na UEPG, uma Comissão foi nomeada pela Administração para regulamentar internamente o assunto.

Nesse sentido, a Astreia Escritório Júnior da Universidade Estadual de Ponta Grossa foi criada em 2017 pelos estudantes do Curso de Direito, mediante a necessidade de uma formação mais empreendedora dentro do âmbito acadêmico. É a terceira empresa júnior jurídica surgida no Estado ao lado da Lex (UEL) e da Themis (UEM).

No ano de 2019 a empresa começou a realizar projetos para a comunidade, oferecendo serviços na área de direito empresarial e cível, como consultoria e assessoria, com acompanhamento das necessidades jurídicas da empresa, elaboração de documentos, criação ou revisão de contratos, constituição de pessoas jurídicas, visando obter domínio na execução destes projetos. Importante frisar que, como o objetivo de uma empresa júnior não é a obtenção do lucro, foram prestados serviços primordialmente para outras empresas júnior em fase de organização e para o apoio de projetos que não possuíam recursos financeiros expressivos, reforçando a atuação da Astreia em prol do desenvolvimento local.

Por isso a Astreia estabeleceu parceria com a Agência de Inovação da UEPG, prestando serviços jurídicos em propriedade intelectual para a Universidade Estadual de Ponta Grossa tendo como contrapartida carga horária de formação complementar.

Para o Curso de Direito da UEPG a experiência de participar de uma Empresa Júnior trouxe aos acadêmicos habilidades que vêm sendo exigidas dos novos bacharéis de Direito na Economia do Conhecimento, sendo fundamental para a renovação e a diversificação do ensino jurídico.

*texto redigido em conjunto com os membros da ASTREIA Escritório Júnior do Curso de Direito da UEPG.

Saiba mais em https://www.uepg.br/parceria-com-escritorio-junior-de-direito/