GPDI PUBLICA EM COLETÂNEA SOBRE ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO

9 de dezembro de 2019 0 Por João Irineu
Entrga de exemplar para a Biblioteca Central da UEPG

Embora seja um dos temas mais importantes para o moderno estudo do Direito Empresarial, a Análise Econômica do Direito ainda é escassamente debatida pela doutrina brasileira, com poucas obras jurídicas nacionais a respeito do assunto. Buscando contribuir nesta seara a ADEPAR, – Associação Paranaense de Direito e Economia – acaba de lançar o livro “Análise Econômica do Direito: principais autores e estudos de caso”, organizada pelos professores Vinicius Klein (UFPR) e Sabrina Becue.

A publicação se diferencia pela qualidade e rigor em seu desenvolvimento. Os autores dos artigos da segunda parte do livro foram selecionados por meio de um Edital público e seus trabalhos foram revisados pelo sistema “double blind review” por especialistas na área. A primeira parte do texto é constituída por uma abordagem acerca dos principais autores e teorias do tema, o que torna a obra indispensável para o estudioso da área.

O Grupo de Pesquisa em Direito e Inovação da UEPG – GPDI – tem a honra de participar do livro com o capítulo sobre “Os bens de informação e o mercado editorial brasileiro: uma análise econômica do direito sobre o PL 3.347/2015”. Escrito por Lucas Henrique Lima Verde e João Irineu de Resende Miranda, o capítulo trata das diferenças entre os livros físicos e eletrônicos, em termos de princípios econômicos, e como o PL 3.347/2015, ainda em tramitação, pode distorcer o mercado, ao ignorar a natureza dos bens digitais, e estabelecer a obrigação do fornecimento de uma cópia eletrônica de cada livro físico comprado.

O livro “Análise Econômica do Direito: principais autores e estudos de caso” está disponível no Mercado e, para aqueles que quiserem conhecê-lo, encontra-se também disponível para empréstimo na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa.