MISSÃO IDENTIFICA OPORTUNIDADES PARA ESTUDANTES E EMPRESÁRIOS

14 de setembro de 2022 0 Por João Irineu

Organizada pela Fundação Araucária, a Missão Paraná/Ulster esteve nas cidades de Belfast e Derry/Londoderry, na Irlanda do Norte (Região do Ulster), no Reino Unido entre o dia 29 de agosto e 02 de Setembro com o objetivo de estabelecer parcerias internacionais que se transformem em políticas públicas para o ensino superior paranaense e fazer prospecção de oportunidades acadêmicas e profissionais para as universidades paranaenses junto a Universidade do Ulster. Compuseram a missão a Professora Eliane Segatti (coordenadora) bem como os Professores André Duarte (UFPR), Neide Pinheiro (UNICENTRO), Sulany dos Santos (UEPG), Cláudio Maurício (UNIOESTE) e João Irineu de Resende Miranda (UEPG).

Foi uma semana intensa de reuniões e visitas técnicas em que tivemos a oportunidade de conhecer o ultramoderno campus da Universidade do Ulster e sua estrutura privilegiada de atendimento aos estudantes internacionais. A hospitaleira recepção do Departamento de Parcerias Globais da Universidade do Ulster colocou a Missão Paraná/Ulster em contato com todos os setores responsáveis por Acordos de Internacionalização, Intercâmbio para Estudantes, Inovação, Empreendedorismo Inovador e Pesquisa & Desenvolvimento daquela instituição. Também mantivemos reuniões com pesquisadores que já implementam pesquisas internacionalizadas e com os Diretores das Faculdades de Saúde e Ciências da Computação. A Missão recebeu informações importantes sobre a estrutura de financiamento das universidades do Reino Unido, bem como sobre os indicadores de Impacto Social que se utilizam para a distribuição de recursos, assunto de um próximo post.

Como um dos representantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, preparei-me durante um ano para participar das reuniões, levantando em planilhas os grupos de pesquisa da Universidade com potencial de intercâmbio dentro da UEPG considerando as áreas de atuação da Universidade do Ulster, bem como os setores econômicos prioritários dos Campos Gerais e da Irlanda do Norte.

Com essas informações previamente disponíveis em nosso banco de dados identificamos 4 grandes grupos com fortes pontos de interesse comum. Com base nesses dados daremos seguimento a atividade de aproximação entre nossos pesquisadores e empreendedores e seus pares na Universidade do Ulster.

Mas o que mais me chamou a atenção durante a visita é o potencial inexplorado de relações de intercâmbio entre a região dos Campos Gerais e a Irlanda do Norte, considerando possíveis aspectos complementares de nossas Instituições de Ensino Superior e de nossos Mercados. Nos próximos posts falarei mais sobre essas oportunidades.